23/03/2018
O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Em 2017, a safra de grãos recorde ajudou a derrubar a inflação a patamares inéditos e contribuiu também para encerrar o período de recessão vivido no País. No ano passado, o setor cresceu 13%, a maior taxa de crescimento da série histórica, iniciada em 1996.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento do agronegócio foi motivado, principalmente, por dois produtos: a soja e o milho. No primeiro caso, houve uma alta de 55,2% na produção das lavouras, enquanto que, no segundo caso, esse aumento foi de 19,4%.
Nesse cenário, o marketing no agronegócio ganha expressiva importância para consolidar a presença dos produtores rurais no mercado nacional. Para buscar diferenciais competitivos, muitos agro empresários têm identificado a importância do marketing digital no agronegócio como uma oportunidade de gerar novos negócios.
Saiba mais sobre o assunto a seguir:
Por que investir em marketing digital no agronegócio?
De acordo com a Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio) de 2017, 77% dos entrevistados que tem acesso a internet, costumam utilizar redes sociais.
Quase a totalidade deles faz uso do aplicativo Whatsapp.
Como mostra o gráfico acima, o perfil do homem do campo está mudando. O computador e tantas outras novas tecnologias conquistaram produtores e empresários do setor agrícola, e eles já perceberam que, sem a internet, perde-se dinheiro, mercado e informações importantes.
Mas como os produtores e empresas do agronegócio podem utilizar o Marketing Digital para gerar negócios? Separei algumas dicas de ações relevantes que podem ajudar:
Produção de conteúdo
A maioria das empresas desse setor são técnicas e produtoras de conteúdo, mas não divulgam como deveriam. Muitas não percebem que podem e devem ampliar os canais de divulgação desses conteúdos tão ricos.
É preciso ter estratégia para direcionar o conteúdo técnico para o público-alvo, atrair sua atenção, educá-lo constantemente para criar confiança, converter em vendas e fidelizar. E todo esse processo pode correr no mundo digital pela divulgação desses conteúdos, despertando o interesse dos usuários, promovendo interação e, com isso, gerando oportunidades de negócio.
Por exemplo, se sua empresa está ligada à pecuária, falar sobre controle de qualidade da carne e do leite deixa evidente a preocupação da sua organização com o consumidor final. Vamos citar a Monsanto, que mantém atualização diária e produção de conteúdo e se propõe a discutir o tema transgênicos, esclarecendo as argumentações negativas e disseminando as positivas. Esse comportamento estratégico gera engajamento ao estimular discussões construtivas nas redes sociais, atrai visitantes para o site e posiciona a sua marca como referência no setor.
A dica é remeter conteúdos que estejam ligados a consciência ambiental, bem estar animal, ao impacto econômico da atividade, pautas atuais relevantes do setor e também à utilização de vídeos e infográficos.
Redes Sociais
Redes sociais são meios de comunicação em que qualquer pessoa pode publicar conteúdo, facilitando a propagação de informações. Facebook, Instagram e blogs são exemplos de ferramentas digitais acessadas por esse público.
Com o novo perfil do produtor, 7 em cada 10 profissionais da área acessam a internet e sites de relacionamentos ou redes sociais, sendo o Facebook o mais citado por eles. Um ponto que pode ter colaborado com este novo perfil é o fato de que as mídias sociais misturam interação, comunicação instantânea, compartilhamento de informações, fotos e, por algumas vezes, até atendimento ao cliente.
Relacionamento
Construir relacionamentos com formadores de opinião do setor, como veterinários, agrônomos, zootecnistas, produtores e clientes é extremamente valioso para sugestão e indicação de produtos e serviços. O fortalecimento do relacionamento entre empresas e pessoas que atuam nas diversas redes de negócios já promove benefícios, sejam essas ações de pré ou pós venda.
Sabe-se que, nesse setor, a maioria dos produtos ou tem alto valor agregado ou é necessário criar confiança para facilitar a compra. Isso impacta diretamente no ciclo de vendas da empresa, que acaba sendo longo e também custoso, pois os técnicos e vendedores fazem longas e muitas visitas.
Pensando nisso, a estratégia de relacionamento contínuo que o Marketing Digital possibilita, pode ajudar em parte no processo de prospecção. O objetivo aqui é conquistar autoridade através da construção de relacionamento, educando o produtor através de seus conteúdos, ajudando na tomada de decisão e deixando-o mais preparado para o contato comercial de forma eficiente.
Uma dica interessante é segmentar sua lista de emails, respeitando atividade, capacidade de produção, cargo e região. Essa estratégia visa a atingir mais facilmente seu público alvo com os tipos certos de conteúdo. Ao abastecer-se com suas necessidades específicas, você pode capturar melhor sua atenção e reter clientes por longos períodos de tempo.
Tendências e Soluções
Essa ampliação do acesso à internet e às redes digitais por todo o campo, promove um novo ambiente de negócios. Mesmo sendo um setor com padrões tradicionais, a oportunidade é de (re)descobrir o poder do marketing para educação do setor, fortalecer a marca, seus produtos e alavancar vendas.
Para divulgar mensagens e aproveitar as melhores oportunidades do mercado do agronegócio brasileiro, é preciso alinhar estratégias com ferramentas inovadoras.
No mercado, existem ferramentas que facilitam a gestão, acompanhamento das ações e otimização do Marketing Digital e ajudam na melhoria da comunicação entre as áreas de marketing e vendas.
É preciso pensar fora da caixa e investir em comunicação digital para se destacar perante a concorrência. Dentro de um mercado tão vasto como o setor agro, ganha quem estiver melhor preparado. Você está?